Eu preciso falar italiano para fazer meu processo de cidadania?

Primeiro eu quero deixar claro que para quem tem direito de sangue (jus sanguinis), ou seja é descendente de italiano, falar o idioma NÃO é uma exigência para o reconhecimento da cidadania. Atualmente o italiano B1 (nível intermediário), só é exigido para quem se casou com italiano/a, em outros termos: cidadania por matrimônio.

Agora quero dizer que, se você quer fazer seu processo na Itália, eu recomendo fortemente que você estude o idioma.

Entender as pessoas, conseguir se comunicar com certeza fara toda a diferença para que sua experiência na Itália seja muito mais intensa. Vai te proporcionar mais oportunidades no geral.

Nessa foto estamos almoçando apenas com italianos, falando errado, mas falando hahaha

Com relação a processo em si, falar a língua local vai fazer com que seu relacionamento com o funcionário que irá te atender seja melhor. Você já se imaginou tentando falar com ele/a através de mimicas? Complicado, né? Outra possibilidade é você tentar usar algum recurso eletrônico como tradutores de celular, mas isso deixaria a relação entre vocês muito mais fria, fora que ele iria ficar irritado por estar gastando muito mais tempo do que gostaria atendendo você.

Uma coisa que aprendi nesses meses aqui na Itália é que os italianos são patriotas e ficam felizes quando percebem nosso esforço para falar a língua local.

Eu fiz um curso on-line e foi uma decisão absolutamente assertiva, o professor explica de maneira bastante clara e fazê-lo foi até bem mais fácil do que eu imaginava, eu recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *